Monday, April 09, 2007



MENTALIDADES

“BOLETIM ECCLESIASTICO DOS AÇORES
Setembro de 1981
… Assim substituindo a providencia paterna pela providencia do Estado os socialistas vão contra a justiça natural e quebram os laços de familia.
… O primeiro principio a pôr em evidencia, é que o homem deve acceitar com paciencia a sua condição: é impossível que na sociedade civil todos sejam elevados ao mesmo nivel. E´, sem duvida, isto o que desejam os socialistas.

Fevereiro de 1904

Organização fundamental da acção popular cristã

I

A sociedade humana, tal como Deus a estabeleceu, é formada de elementos deseguaes, como deseguaes são os membros do corpo humano; tornal-os todos eguaes é impossível; resultaria d´isso a propria destruição da sociedade humana (Encycl. Apostolici muneris).


III

D´isto resulta que, segundo a ordem de Deus, na sociedade ha principes e vassallos, patrões e proletarios, ricos e pobres, sabios e ignorantes, nobres e plebeus, os quaes, todos unidos por um laço commum d´amor, se ajudam mutuamente para alcançar o seu fim ultimo no céo e o seu bem estar material e moral na terra. (Encycl. Apostilici muneris,

XIX

Finalmente, os escriptores catholicos, defendendo a causa dos proletarios e dos pobres, devem abster-se d´uma linguagem que poderia inspirar ao povo aversão pelas classes superiores da sociedade…
(Inst. Cit.)


pp. 380
Outubro de 1904

E´ já um grande crime duvidar da fé, e os livros santos o repellem como se fosse infiel porque quem não é por nós é contra nós…”



0 Comments:

Post a Comment

<< Home