Sunday, October 29, 2006

DOMINGO

O GENERAL SILENO CRITICA A RTP/Açores

E daí para cá, general? Antes de começar a assertar, vamos fazer contas. Contas, a esta hora, meu general? Estive a fazer um levantamento/sondagem acerca da nossa estação e tive de me deslocar a vários sítios. Desloquei-me às Furnas, dormi nas Furnas, almocei nas Furnas. Como conduzi a minha viatura faço cada quilómetro a trinta escudos. Ida e volta de minha casa em Ponta Delgada até lá são setenta e dois quilómetros. Portanto, ora deixa cá ver: trinta vezes setenta e seis perfaz? Quer que telefone ao eng. Guterres? Deixe-se de brincadeiras. Já me têm prevenido que você gosta muito de gozar. Percebeu, então, a piada? Não! Bom a conta de multiplicar dá dois mil quinhentos e noventa e dois escudos antigos. Pagamos! E a dormida? Bem! Bem! Uma velha amiga deixou-me dormir no quarto de hóspedes e não paguei nada. Óptimo! Almoço? Duas sandes de chouriço regional e uma laranjada com gosto à Melo Abreu. Também nada paguei. Como assim? Um antigo subordinado meu reconheceu-me e teve muito gosto em pagar a despesa. Logo, o azorespublicum não tem nada a pagar. O general é um homem sério. Se fosse o tal apresentava facturas falsas... Por quem me toma? Velhos tempos em que eles iam parar ao Tarrafal, por muito menos. Vamos a isso? Vamos! Comece! Para já é assim: ninguém vê a RTP/Açores. De quatro pessoas inquiridas nenhuma delas quer saber dela. Só quatro? Depois você multiplica por mil... Oh general! Repare que das conversas que mantive retirei uma grande informação. A RTP/Açores é vista por dezenas e dezenas de milhar de açorianos. O general agora é que está a querer gozar. Nada disso! Na América e no Canadá os açorianos estão sempre com o olho em cima dela. Devíamos, então, chamá-la de RTPAE, não acha? O que é lá isso? O A quer dizer açorianos e o E emigrantes. Estou de acordo! General, e aqueles que não têm TV Cabo? Esses são obrigados a assistir aos seus programas. Mas dormem muito, porque desligam as lâmpadas do quarto para não pagarem mais electricidade e isso resulta numa soneira tremenda. Muito bem. E a seguir? Olhe, estive uma hora e meia à espera de assistir ao programa do Pedro Moura. Hora e meia? Estava anunciado nos jornais e no teletexto da RTP/A (379) para as 17h-30 e só foi para o ar às dezanove. Até parecia o horário do Cinema do Senhor Damião da Vila. Só começava o filme quando ele acabasse de jantar e de dormir uma pequena soneca. Claro que vou deixar o Pedro Moura sozinho porque tenho de assistir ao noticiário. Mais coisas, general? Oh, diabo! Tenho o relógio atrasado! Então, lá se vão as asserções maldizentes. Bem, afinal o atraso foi só de meia hora... Então, está bem. É já um hábito estes pequenos minutos de desconexão... Parece-me, já agora que estou com a mão na massa, que uma das coisas que faz com que ninguém se lembre de sintonizar a nossa estação é que ao mesmo tempo, por exemplo à hora do tele-regional, passam nas estações da primeira divisão programas de “eleição” tais como o Prof. Marcelo a conversar com a bonita e inteligente Flor Pedroso, a TVI a mandar para o ar o Açucar para a juventude e a SIC com reportagens incandescentes. Que fazer? Olhe, é fazer um programa de contra-ataque ao Herman SIC. Imitando quem? Olhe, em Portugal imita-se o que a América atira para as mentes do imbecilato europeu, se copiarmos o Herman José, talvez tivéssemos sorte. Não temos gente à altura! De graça ninguém quer esfolar o couro cabeludo. A RTP/Açores quer é receber algum dos artistas para lhes fazer promoção. A RTP/Açores passa a vida de repetição em repetição. E se inventássemos um programa original? Estou a lembrar-me de um. Diga! O encontro de casais divorciados que se voltaram a casar e arranjaram outros cônjuges e a fazerem comparações em todos os aspectos. Mesmo os mais íntimos? Sim, claro! Oh general, o Henrique Mendes já morreu! General, enviaram-nos uma foto antes de o senhor ter chegado e que dizia assim: publique-se. Estava assinado Sileno. Por isso mandámos para o ar. Quer ver? Oh Diabo! Alguém me fotografou quando eu estava a passar a noite em casa da minha amiga, nas Furnas. Grandes marotos são estes “papparazzi” açorianos... Não se pode fazer nada para impedir a sua divulgação? Não, general! Mas para quê tanto espanto se não se lhe vê a cara? São as botas, são as botas que me vão denunciar!
O general Silenos é um heterónimo
Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home