Sunday, June 18, 2006

CULTRETA

Não me apetece deixar passar em claro a entrevista de Lima Meirelles sem dizer uma ou duas palavras. A questão levantada pelo poeta açoriano é pertinente. Que sabemos nós acerca das obras e do pensamento dos nossos autores? Estão, naturalmente, emparedados em camadas de pó deixadas por relaxe dos responsáveis da cultura na Região? Claro! Digo eu. São centenas de obras a apodrecer nas prateleiras de organismos oficiais e nas caves dos poucos livreiros ainda existentes. A nossa Biblioteca Pública (Ponta Delgada) está a ser dirigida pelo espírito galináceo. Oca e perene de actuação imbecilóide. De há tempos a esta parte não pariu senão festinhas para embalar australopitecos. Com a criação de uma subdirectoria da Cultura (para São Miguel) espero que Carlos Martins (não é preciso ser-se literato) crie uma secção de levantamento de toda a obra literária existente a Oriente e dê a publicidade que ela merece. Temos quilos e quilos de trabalhos que são desconhecidos. A Secretaria da Educação e Cultura mandou publicar milhares e milhares de livros no tempo dos governos PSD. Alguns desses livros ainda estão em caixotes. Um dia propus àquele organismo a edição de textos de uma das mais competentes pedagogas da região e obtive como resposta oficial de que aqueles textos não eram do interesse ... deles. A pessoa em causa era opositora política... Critérios destes só mesmo caras de cu o têm. O que eu sugiro à "Cultura" oficial é que se crie ao menos uma comissão que passe, depois, ao público o que temos. Não é preciso gastar dinheiro. Não é isto que está em causa. Porque se o fosse só seriam publicados os livros dos compadres. Estávamos caídos na mesma. Há muito candidato a professor no desemprego. Que sejam aproveitados! Eu, que tenho o vício de ler, gostaria como medida económica de possuir um volume onde pudesse consultar anualmente toda a obra açoriana publicada para saltar para dentro dela sem ter de recorrer a outras fontes menos à mão. E se possível com crítica. Acho que é pedir muito. Retiro!
Notas culturais: a) Um conselho para ler no começo do Verão: "Não Chores pela Minha Morte". Descanse um ou dois dias. É necessário! Tempere com " O Nascimento da Tragédia e Acerca da Verdade e da Mentira". Abra depois: "Nova relação de bordo". Quanto ao nome dos autores ... telefone a perguntar para a Biblioteca "Pública" de Ponta Delgada. Se faz favor! b) Mudei de penteado. Pedi à minha cabeleireira para me fazer uma "mise en scène" para intelectual. Depois coloquei um par de óculos a condizer. A máquina de fotografar é minha! Por que é? , não posso? Este "jornal" não pertence à S.R.C...
manuel melo bento
Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home